Divisão de Artes Cênicas da Associação Cultural Opereta - Fundado em 1991

O Núcleo Teatral Opereta foi criado em 1991 e, em 1994, fundou a Associação Cultural Opereta, com o objetivo de oportunizar a seus integrantes e à comunidade local um contato mais próximo com as artes e com as manifestações da cultural popular.

As montagens do Núcleo Teatral Opereta refletem a preocupação do elenco em relação à falta de espaços adequados para as artes e temas como a exploração do homem pelo homem, a relação entre o herói e histórias com temática da cultura popular, são as preferências do grupo. Espetáculos como "Opereta de Pai Francisco", "Francisco: Canções de um Miserável", "Palhaços", "Negrinha", "Conta - Gotas", "Santa Joana: Título Provisório" e "O Papagaiato", foram apresentados pelo grupo.

Atualmente, a companhia trabalha na peça "Almas Peregrinas" que, a princípio, foi baseada no texto "A Pedreira das Almas", de Jorge Andrade e, depois, sofreu outras intervenções de outros textos de autores latino - americanos como Juan Rulfo e Gabriel García Marquez e de outros, como Heiner Müller ("Horácio"), T.S. Eliot (poemas "A Canção de Amor de J. Alfred Prufrock" e "Quarta-feira de Cinzas"), Sófocles ("Antígona"), Carlos Nejar ("O Evangelho Segundo o Vento"), Ovídio Naso ("Metamorfoses"), entre outros. A estreia aconteceu em dezembro de 2012.

www.000webhost.com